Santos Evos é uma freguesia do concelho de Viseu, a 10km da cidade.
É constituída por sete povoações, aqui muito perto do centro da cidade de Viseu, sente-se o bulício de um território onde a natureza faz jus aos seus atributos naturais, com os rios, ribeiros e riachos sempre em azáfama a percorrerem os campos verdejantes. Aqui, ao percorrer a freguesia é normal encontrar o pão a cozer nos fornos comunitários, pois em Santos Evos cumpre-se desde o séc. XVII o ditane bíblico "lavra-se a terra, desde sempre, para dela haver o pão".
Santos Evos oferece ainda outras atrações, como o circuito oficial de BTT - Trilhos de Santo Ivo, com 34km de percurso. Dispõe ainda da Rota de Corvos, a estrada romana, a praia fluvial de Corvos á Nogueira.
É nesta fecunda freguesia que encontra a Quinta do Vale das Varges, uma propriedade lúdica e agrícola, com 6 artigos rústicos e 3 artigos urbanos, tendo uma área registada de 10,60 hectares (106000m2), estando agora em marcha o levantamento do Bupi, sendo previsível que a área total corresponda a cerca de 15 hectares (150000m2).
Nos artigos urbanos encontramos:
Uma moradia T2, resultante da reconversão de um antigo palheiro em granito, com construção fantástica ao nível do isolamento térmico e acústico, dispondo de aquecimento central com imponente fogão a lenha, dispondo de piso radiante e painel solar e bomba de calor para o aquecimento das águas. Dispõe de caixilharia em alumínio com corte térmico e focos embutidos.
· No rés do chão tem hall de entrada, cozinha com ilha em open space, com tampo em granito preto do Zimbábue, despensa, escritório, WC de serviço, suíte e sala.
· No primeiro andar WC e quarto com ar condicionado.
· No seu exterior dispõe de adega em granito e betão com cerca de 70m2, onde pode fazer uma zona de lazer e a garrafeira. Dispõe ainda de uma fantástica piscina ideal para se refrescar nos dias de calor.
Tem também um armazém agrícola já licenciado, para o aprovisionamento agrícola e já com WC e banho.
Dispõe de dois moinhos em granito, em estado de ruína, um com uma área de 98m2 e outro com 42m2, são artigos urbanos, pelo que são uma possibilidade para reconversão em turismo rural, ficando sobre as cascatas da Ribeira de Dornelas oferecendo o que a natureza tem de melhor.
A quinta é percorrida pelo Rio Sátão a sul, com uma extensão superior a 1km, que banha os enormes lameiros da quinta. Ao final da propriedade, encontramos a foz da Ribeira de Dornelas, que se encontra com o Rio Sátão.
Ao nível agrícola, esta propriedade é altamente rentável, pois tem 2,5 hectares de mirtilos (25000m2), o que quando a plantação estiver no auge produz em média 25 toneladas de mirtilos ano.
A rega está toda automatizada, dispondo de um enorme depósito de água com capacidade para 360000 litros, fica situado no topo da propriedade o que permite regar com a gravidade. A Quinta dispõe de muita água, com dois furos e um enorme poço em granito. O depósito é alimentado por 18 painéis solares e ao lado deste encontra uma estufa de morangos com 1500m2.
Para além dos lameiros fecundos, onde se encontram os mirtilos, a Quinta dispõe também de uma zona para olival e uma mata que permite fornecer o aquecimento central.
Esta Quinta é um investimento altamente rentável, se procura o paraíso com foco na rentabilidade esta é uma excelente opção. Marque a sua visita!
Legal references
Characteristics
Energy and Risks